domingo, 2 de outubro de 2011

Atividade 3.3





Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula
 com a integração de tecnologias ao currículo 

Um encontro com a imaginação

Berçário    
 
Justificativa

O tema do projeto surgiu da observação e necessidade de valorização do brincar como um instrumento de desenvolvimento da linguagem e do imaginário dos alunos.

A criança do berçário está mais focada nela mesma, é a fase do auto-conhecimento e da exploração e percepção do espaço. Como ainda não se apropriou da linguagem oral e falada, possui uma forma própria de explorar o ambiente, de se relacionar com os objetos, de expressar suas emoções e estabelecer relações sociais, com o corpo e movimento.

Nesta visão, propomos atividades que estimulem a linguagem, as percepções, os valores, as noções básicas de higiene e a sua identidade através do lúdico e da fantasia, permitindo que a criança amplie seu conhecimento de mundo.


Conforme Cunha (2002, P.68),

    (...) a criança deve compor, improvisar, explorar o seu corpo como instrumento musical, conhecer, manipular, registrar, identificar, escutar sons e músicas, tocar, movimentar-se no espaço, apreciar a literatura universal da música, refletir, participar de performances, enfim, produzir e pensar música.

Partindo do princípio que toda criança brinca, experimenta, manipula objetos, este projeto torna-se o caminho para o desenvolvimento global a partir do prazer obtido na ludicidade e na corporeidade de forma saudável e feliz.

Objetivo geral

Oportunizar a exploração das sensações, percepções, movimentos e linguagens através do jogo simbólico e da imaginação para promover o conhecimento do próprio corpo, a integração ao meio e as pessoas.
Objetivos específicos
·         Estimular a coordenação motora ampla e fina;
·         Estimular a oralidade;
·         Despertar na criança o imaginário por meio do contato com diferentes imagens, sons e texturas;
·         Incentivar a manifestação de afeto e carinho pelos animais;
·         Explorar a expressão e a representação sonora (sons de animais, da natureza...);
·         Explorar o ambiente e estabelecer contato com figuras de animais;
·         Resolver pequenos conflitos,
·         Estimular a vivência em grupo.

Conteúdos conceituais
·         Reconhecimento de imagens e fotos;
·         Diferenciação entre os animais,
·         Ampliação do vocabulário significativo em adequação ao desenvolvimento articulatório, de forma a: nomear-se, nomear familiares, nomear alimentos, nomear animais, nomear vegetal, nomear brinquedos, nomear ações, nomear objetos e nomear figuras diversas.

Conteúdos atitudinais
·         Valorização e respeito a si próprio, aos colegas e aos animais;
·         Valorização de brincadeiras que envolvam simultaneamente o canto e o movimento;
·         Aceitação, segurança e auto-confiança;
·         Integração nas atividades da biblioteca e Educação Física;
·         Expressão de emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades,
·         Cuidado com o corpo e o manuseio dos brinquedos.

Conteúdos procedimentais
·         Conhecimento do corpo, sua importância, suas capacidades e limites;
·         Autonomia para alimentar-se;
·         Aperfeiçoamento das coordenações motoras amplas e finas:
·         Interação através da linguagem, gestos e jogo simbólico,
·         Hábitos de higiene e alimentação.

Operacionalização
·         Participação nas situações que integrem músicas, canções, jogos cantados, rítmicos e movimentos;
·         Olhar-se no espelho e explorar conceitos como: abaixar, levantar, de abrir e fechar os olhos e boca, de imitação;
·         Atividades rítmicas e expressivas - danças e dramatizações;
·         Exploração de livros de histórias, contos, parlendas, música;
·         Atividades que oportunizem a criança imitar sons e locomoção dos animais;
·         Manuseio de bolas com diversas cores e tamanhos;
·         Oportunizar contatos sensoriais diversos;
·         Brincadeiras com bonecos, fantoches e animais, nomeando e apontando partes do corpo;                
·       
·         
·     Recursostv, vídeo, radio, fantoches, livros, fantasias , figuras etc.

Avaliação


Considerando a importância do brincar e do imaginário para o processo de desenvolvimento integral das crianças, estaremos observando-as em todos os momentos, em suas reações e relações com o grupo, com o espaço, o desempenho diante das atividades e desafios que lhe são propostos ao longo do semestre.

Referências Bibliográficas

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 1998.

AROEIRA, Maria Luíza Campos, Soares, Maria Inês B. Mendes, Rosa Emília de. Vida criança: Brincar e Aprender - São Paulo: F.D, 1996.

FERREIRA, Carlos Alberto Mattos. Psicomotricidade da Educação Infantil à Gerontologia - Teoria e Prática. São Paulo: Lovise, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário