Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de
aula
com a integração de tecnologias ao currículo
Um encontro com a imaginação
Berçário
Justificativa
O tema do projeto surgiu da observação e necessidade de valorização do brincar como um instrumento de desenvolvimento da linguagem e do imaginário dos alunos.
A criança do berçário está mais focada nela mesma, é a fase do auto-conhecimento e da exploração e percepção do espaço. Como ainda não se apropriou da linguagem oral e falada, possui uma forma própria de explorar o ambiente, de se relacionar com os objetos, de expressar suas emoções e estabelecer relações sociais, com o corpo e movimento.
Nesta visão, propomos atividades que estimulem a linguagem, as percepções, os valores, as noções básicas de higiene e a sua identidade através do lúdico e da fantasia, permitindo que a criança amplie seu conhecimento de mundo.
Conforme Cunha (2002, P.68),
O tema do projeto surgiu da observação e necessidade de valorização do brincar como um instrumento de desenvolvimento da linguagem e do imaginário dos alunos.
A criança do berçário está mais focada nela mesma, é a fase do auto-conhecimento e da exploração e percepção do espaço. Como ainda não se apropriou da linguagem oral e falada, possui uma forma própria de explorar o ambiente, de se relacionar com os objetos, de expressar suas emoções e estabelecer relações sociais, com o corpo e movimento.
Nesta visão, propomos atividades que estimulem a linguagem, as percepções, os valores, as noções básicas de higiene e a sua identidade através do lúdico e da fantasia, permitindo que a criança amplie seu conhecimento de mundo.
Conforme Cunha (2002, P.68),
(...) a criança deve compor, improvisar, explorar o seu corpo como instrumento musical, conhecer, manipular, registrar, identificar, escutar sons e músicas, tocar, movimentar-se no espaço, apreciar a literatura universal da música, refletir, participar de performances, enfim, produzir e pensar música.
Partindo do princípio que toda criança brinca, experimenta, manipula objetos, este projeto torna-se o caminho para o desenvolvimento global a partir do prazer obtido na ludicidade e na corporeidade de forma saudável e feliz.
Objetivo geral
Oportunizar a exploração das sensações, percepções, movimentos e linguagens através do jogo simbólico e da imaginação para promover o conhecimento do próprio corpo, a integração ao meio e as pessoas.Objetivos específicos
Objetivo geral
Oportunizar a exploração das sensações, percepções, movimentos e linguagens através do jogo simbólico e da imaginação para promover o conhecimento do próprio corpo, a integração ao meio e as pessoas.Objetivos específicos
· Estimular a coordenação motora ampla e fina;
· Estimular a oralidade;
· Despertar na criança o imaginário por meio do contato com diferentes imagens, sons e texturas;
· Incentivar a manifestação de afeto e carinho pelos animais;
· Explorar a expressão e a representação sonora (sons de animais, da natureza...);
· Explorar o ambiente e estabelecer contato com figuras de animais;
· Resolver pequenos conflitos,
· Estimular a vivência em grupo.
Conteúdos conceituais
· Reconhecimento de imagens e fotos;
· Diferenciação entre os animais,
· Ampliação do vocabulário significativo em adequação ao desenvolvimento articulatório, de forma a: nomear-se, nomear familiares, nomear alimentos, nomear animais, nomear vegetal, nomear brinquedos, nomear ações, nomear objetos e nomear figuras diversas.
Conteúdos atitudinais
· Valorização e respeito a si próprio, aos colegas e aos animais;
· Valorização de brincadeiras que envolvam simultaneamente o canto e o movimento;
· Aceitação, segurança e auto-confiança;
· Integração nas atividades da biblioteca e Educação Física;
· Expressão de emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades,
· Cuidado com o corpo e o manuseio dos brinquedos.
Conteúdos procedimentais
· Conhecimento do corpo, sua importância, suas capacidades e limites;
· Autonomia para alimentar-se;
· Aperfeiçoamento das coordenações motoras amplas e finas:
· Interação através da linguagem, gestos e jogo simbólico,
· Hábitos de higiene e alimentação.
Operacionalização
· Participação nas situações que integrem músicas, canções, jogos cantados, rítmicos e movimentos;
· Olhar-se no espelho e explorar conceitos como: abaixar, levantar, de abrir e fechar os olhos e boca, de imitação;
· Atividades rítmicas e expressivas - danças e dramatizações;
· Exploração de livros de histórias, contos, parlendas, música;
· Atividades que oportunizem a criança imitar sons e locomoção dos animais;
· Manuseio de bolas com diversas cores e tamanhos;
· Oportunizar contatos sensoriais diversos;
· Brincadeiras com bonecos, fantoches e animais, nomeando e apontando partes do corpo;
·
·
· Recursos: tv, vídeo, radio, fantoches, livros, fantasias , figuras etc.
Avaliação
Considerando a importância do brincar e do imaginário para o processo de desenvolvimento integral das crianças, estaremos observando-as em todos os momentos, em suas reações e relações com o grupo, com o espaço, o desempenho diante das atividades e desafios que lhe são propostos ao longo do semestre.
Referências Bibliográficas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 1998.
AROEIRA, Maria Luíza Campos, Soares, Maria Inês B. Mendes, Rosa Emília de. Vida criança: Brincar e Aprender - São Paulo: F.D, 1996.
FERREIRA, Carlos Alberto Mattos. Psicomotricidade da Educação Infantil à Gerontologia - Teoria e Prática. São Paulo: Lovise, 2000.
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