sábado, 10 de setembro de 2011




Hipertexto
“O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. “Imre Simon 
Wed Jul 16 16:46:01 EST 1997)
O hipertexto tem múltiplas funções além de ler, o usuário poderá tirar dúvidas aprofundar em outros aspectos  enfim escolher seu próprio caminho por onde navegar.

“Para Lévy , ler é selecionar, esquematizar, associar a outros dados, integrar as palavras e as imagens a uma memória pessoal em reconstrução permanente. Por isso, quando lemos não temos uma atitude linear, relacionamos o texto a outros textos, a imagens, a afetos. . . a leitura de um texto é sempre uma construção.           ( Wannise de Santana Lima)
O conceito de hipertexto deu origem a um novo suporte de leitura,  O hipertexto tem duas formas de leitura uma no formato texto e outra no formato hipertexto, onde o conteúdo é apresentado de forma linear , não seqüencial,permitindo assim uma diversidade de caminhos para a realização da leitura de um texto, uma hiperleitura permitindo assim uma diversidade de caminhos para a realização da leitura de um único texto.

“Partindo da idéia de que o computador mudou nossa maneira de ler e escrever, o autor faz algumas reflexões sobre o hipertexto como um novo espaço de escrita. O hipertexto, pela sua natureza não seqüencial e não-linear,  afeta não só a maneira como lemos, possibilitando  múltiplas entradas e múltiplas formas de prosseguir,  mas também afeta o modo como escrevemos, proporcionando a distribuição da inteligência e cognição.  De um lado, diminui a fronteira entre leitor e escritor, tornando-os parte do mesmo processo; do outro,  faz com que a escrita seja uma tarefa menos individual para se tornar uma atividade mais  coletiva e colaborativa.  O poder e a autoridade ficam distribuídos pelas imensas redes digitais, facilitando a construção social do conhecimento.”
Fonte: http://lulisampa.shvoong.com/1794880-que-%C3%A9-hipertexto/#ixzz1XE3q58hA
Com esse  formato de texto (hipertexto) muda totalmente  a maneira de lermos e também de escrevermos possibilitando múltiplas entradas e formas de proseguir  mas também  a  postura quando escrevemos , é trabalhado muito mais a  nossa inteligência e cognição também  há uma maior interação do leitor com o escritor tornando-os participantes do processo sendo então algo mais colaborativo e coletivo facilitando a construção do conhecimento. .


A cada dia os computadores estão sendo incorporados, cada vez mais, em todos os setores da sociedade. Daí surge conceitos que provocam profundas modificações nos valores da sociedade. Um desses conceitos é o de Multimídia que segundo palavras do professor Nelson Pretto: "Constitui-se num conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação", ou seja, das diferentes mídias; sons, animação, texto vídeo, foto. Outro conceito associada a multimídia é HIPERTEXTO”

Fonte: http://lulisampa.shvoong.com/1794880-que-%C3%A9-hipertexto/#ixzz1XE1QGHgE

Hélida Leão Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário